Descubra os 10 Melhores Restaurantes Exóticos Porto

Neste artigo, embarcamos numa jornada pelos sabores exóticos que a cidade do Porto tem para oferecer, explorando os melhores restaurantes que elevam a culinária a novas alturas. Com uma mistura de influências culturais e ingredientes únicos, estes estabelecimentos proporcionam uma experiência gastronómica verdadeiramente memorável. Desde pratos asiáticos aromáticos até iguarias africanas picantes, cada restaurante apresenta uma fusão única de sabores e técnicas culinárias, transportando os comensais para destinos distantes sem sair da cidade. Prepare-se para uma viagem sensorial que desperta os sentidos e celebra a diversidade culinária que torna o Porto um destino verdadeiramente excepcional.


Melhores Restaurantes Exóticos Porto





1 – King Long

  • Largo Doutor Tito Fontes 115 r/c, 4000-538 Porto

Este restaurante é uma autêntica pérola escondida da cidade Invicta. Fundado pelo chinês Chow Horng Tzer, um conceituado empresário em Portugal e na China, que chegou a receber o grau de Comendador pelo Presidente da República, em 2007, este restaurante é uma referência na cidade. De todos os produtos da carta, os mais apreciados e famosos são o pato com laranja, chop suey de gambas e de pato e o famoso gelado frito. Note-se que, em toda a cidade, este é o único restaurante que o Governo Chinês faz questão de recomendar a todos os grandes vultos da sociedade política e empresarial daquela nação.


2 – Sabores do Sebouh

  • Rua de Miguel Bombarda 34, 4050-179 Porto

Quem pretende conhecer ou redescobrir a cozinha do Médio Oriente, o Sabores do Sebouh é o sítio ideal, estando localizado bem no centro da cidade do Porto. Criado pelo sírio Sebouh Soghomonian, este restaurante dá a conhecer à cidade Invicta os sabores da cozinha sírio-libanesa, num ambiente acolhedor e despretensioso, que conta também com uma esplanada exterior. Dentro do vasto leque de opções, os pratos mais conhecidos são o falafel, o kebab, a berinjela recheada e a salada de lentilhas. As opções são várias, existindo também opções para dietas mais restritas, existindo opções para vegetarianos e veganos, e para os intolerantes ao glúten e à lactose.


3 – Mendi

  • Av. da Boavista 1430, 4100-114 Porto

O restaurante indiano mais antigo na cidade do Porto não podia faltar nesta lista. De portas abertas desde 5 de fevereiro de 1997, o Mendi continua a conquistar clientes pela sua riqueza de sabores, pelo ambiente e pelo atendimento. É um restaurante marcado pela sua decoração forte, com as paredes vermelhas e adornos marcadamente indianos que tornam o restaurante acolhedor, simples, mas com nuances de requinte e exotismo. Ao almoço, há sempre dois pratos do dia, incluindo uma opção vegetariana, mas não faltam outras sugestões apelativas no menu. Dos pratos mais conhecidos, destacamos o murgh tandoori e a sheekh kabab. 


4 – Real Indiana 

  • Avenida Montevideu 26, 4150-516 Porto

O grupo Real Indiana conta com três espaços abertos, um no Cais de Gaia, outro em Lisboa, e este no Porto. Focado em recriar o ambiente e a cultura da Índia em Portugal, este espaço é, ao mesmo tempo, um projeto cultural e gastronómico, que pretende dar a conhecer a verdadeira cozinha tradicional indiana, tendo como especialidades pratos de frango, Tikka Masala, Badam Pasanda, Vindaloo, pratos de borrego, Madras, Nakajat, pratos de camarão, Korma, Hangara, bem como opções de peixe e opções vegetarianas, com o típico queijo indiano (paneer). No âmbito cultural, este restaurante eleva-se pela decoração pensada pelo arquiteto de interiores Paulo Lobo.



5 – Pita Gourmet

  • Rua Mota Pinto 170, 4100-452 Porto

Se procuras um espaço inspirado, única e exclusivamente, no país grego, o Pita Gourmet é a opção certa para ti. Localizado na zona de Ramalde, visitar este restaurante é embarcar numa viagem até às ilhas do Mediterrâneo, seja pela ementa e seus sabores, seja pela decoração. O menu é muito restritivo à cozinha tradicional grega, sem esquecer também as bebidas, uma vez que, aqui, podemos degustar a ouzo, uma aguardente típica da Grécia. Para não beber de estomago vazio, recomendamos começar com a Spanakopita, uma massa filo recheada de queijo feta e espinafres, ou o Halumi, o queijo grelhado de Chipre. Entre os pratos principais, há o típico Bifteki, carne com temperos gregos recheada com queijo feta, ou a Moussaka feita com beringela, carne picada e bechamel com queijo feta. Para sobremesa, a baklava ou o Kataifi. 


6 – Boa Bao

  • Rua da Picaria 61, 4050-470 Porto

O Boa-Bao é uma das referências da cozinha pan-asiática na cidade do Porto. O ambiente e decoração do espaço é super pitoresca, tornando o restaurante um local descontraído e casual, que aliado ao serviço amigável, eleva ainda mais a experiência sensorial. O menu agrega culturas gastronómicas de todo o continente asiático, considerando países como a Tailândia, Vietname, Laos, Cambodja, Malásia, Indonésia, Filipinas, Coreia, Japão e China. Neste estabelecimento, os pratos são preparados a pedido “à la minute” e “on the spot” por uma equipa de chefs experientes, utilizando sempre os melhores ingredientes frescos e incluindo alterações sazonais ao menu para o tornar constantemente interessante e respeitador dos ingredientes próprios de cada época.


7 – Callejero

  • Rua das Oliveiras 118, 4050-448 Porto

Apesar da azáfama constante da Rua das Oliveiras, é impossível ficar indiferente ao Callejero. As cores vibrantes e o grande sinal em néon cor-de-rosa colado ao vidro que diz “Feed Me Tacos” são as principais razões para o efeito, isto, claro está, para aqueles que não o conhecem. Gerido por um casal de mexicanos, Andrés e Laura, este espaço é uma ode ao país sul americano, onde os proprietários transpõe todo o seu conhecimento após terem passado um ano com o conceito transformado numa food truck que percorreu todo o país, de norte a sul.

Neste restaurante, é possível experimentar os pratos tradicionais mexicanos, alguns autênticos, passados de geração em geração, e outras iguarias aprimoradas por quem melhor conhece estes pratos de streetfood. Fazendo-se acompanhar por uma deliciosa Marguerita, podemos também sugerir os tacos, as quesadilhas de cogumelos e uma das várias opções de burritos existentes. 


8 – Mistu

  • R. do Comércio do Porto 161, 4050-430 Porto

O Mistu é um restaurante bastante popular na cidade do Porto. É o “irmão” mais novo do restaurante Flow, mas sempre teve uma identidade muito própria, quer pelo conceito, quer pela decoração e carta. É um restaurante que visa misturar um pouco das culturas do mundo, com elementos e produtos nacionais, criando uma experiência menos impactante culturalmente, quando comparado com os restantes restaurantes da lista, não obstante, a qualidade dos pratos é simplesmente excelente. O espaço divide-se em 2 pisos, sendo o mais alto um espaço mais reservado e calmo. Face à afluência e popularidade do restaurante, recomendamos que, quando pretende visitar, faça reserva. 


9 – Yakuza by Olivier

  • Avenida dos Aliados 151, 4000-067 Porto

Para completar aquilo que já era uma experiência única e luxuosa, o Le Monumental Palace, decidiu, em parceria com o reconhecido chef Olivier, abrir, em 2020, um espaço Yakuza na cidade do Porto. Este é o segundo espaço com o mesmo nome do chef Olivier, estando o original na cidade de Lisboa. O restaurante incorpora as instalações do hotel, estando no piso térreo do mesmo. A carta é semelhante ao espaço de Lisboa, existindo, todas as semanas, o menu de almoço, composto por uma entrada, um prato principal, bebida e café, no entanto, o mesmo pode ser complementado com outras opções da carta. As opções são várias e tudo é recomendável, sendo que, para grupos maiores, existe ainda a opção dos combinados.  


10 – Em Carne Viva

  • Avenida da Boavista 868, 4100 - 112 Porto

Com uma cozinha moderna e criativa, mas assente nos sabores e tradições de Portugal, o Em Carne Viva é uma referência na cidade do Porto e no país. Abriu portas em 2013 e foi o primeiro restaurante fine-dining vegano e vegetariano em Portugal, oferecendo uma adaptação pioneira da cozinha tradicional portuguesa. Os menus de degustação não incluem qualquer tipo de proteína de origem animal. O respeito pela natureza e a preservação do meio ambiente não se conserva apenas nos pratos servidos, mas também em toda a atmosfera do restaurante. Implementado num antigo e típico edifício da Avenida da Boavista, o projeto de renovação incluiu um vasto conjunto de medidas que visam o elevado impacto na melhoria do ambiente.


// Descubra também os Melhores Restaurantes Batalha Baratos.


Ao chegarmos ao fim desta procura pelos melhores restaurantes exóticos no Porto, é evidente que a cidade abraça uma riqueza de sabores e culturas que cativam os paladares mais exigentes. Estes estabelecimentos não só oferecem uma experiência culinária, como também uma viagem sensorial que transcende fronteiras geográficas. Com pratos autênticos e atmosferas envolventes, cada restaurante convida os comensais a explorar novos territórios gastronómicos, revelando a riqueza e a diversidade do mundo à mesa. Que esta jornada tenha inspirado todos a experimentar o inesperado, celebrando a maravilhosa tapeçaria de sabores que enriquece a experiência gastronómica no Porto.

António Araújo
Restaurantes Porto
Um português com alma de explorador e um amor profundo pela gastronomia e viagens. Crescido entre as tradições e paisagens de Portugal, tece histórias através dos sabores que descobre em cada esquina de sua terra natal e nos caminhos que trilha pelo mundo. 
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram