Descubra as 10 Melhores Pastelarias no Porto

Bem-vindo ao mundo encantador das pastelarias no Porto, onde os aromas tentadores e os sabores irresistíveis se fundem para criar uma experiência gastronómica única. Neste artigo, vamos explorar as melhores pastelarias da cidade, conhecendo as suas tradições, especialidades e o talento dos seus mestres confeiteiros. Das clássicas receitas portuguesas aos doces inovadores, cada estabelecimento tem a sua própria história para contar através dos seus produtos artesanais. Prepare-se para uma jornada deliciosa que despertará os seus sentidos e o deixará com água na boca, enquanto descobrimos juntos os segredos das melhores pastelarias que o Porto tem para oferecer.


Melhores Pastelarias no Porto





1 – Petúlia

  • Endereço: R. de Júlio Dinis 775, 4050-326 Porto

A Petúlia é um local que dispensa apresentações. Fica perto do Mercado do Bom Sucesso e da rotunda da Boavista e, é sem dúvida alguma, uma das confeitarias mais antigas e emblemáticas da cidade. Famosa pelo seu Bolo Rei que, na altura natalícia, cria listas de espera que já ousaram chegar à rotunda da Boavista, a Petúlia é um lugar que todos devem visitar pelo menos uma vez na vida. O espaço não é grande, mas é acolhedor. O atendimento é muito tradicional, mas elevado pelo simples toque de profissionalismo de cada um dos colaboradores. Para os que visitam a Petúlia pela primeira vez, recomenda-se qualquer uma das opções doces, mas também os folhados salgados.


2 – Florbela Pâtisserie

  • Endereço: R. de Entreparedes 42, 4000-198 Porto

A Florbela Pâtisserie é um espaço recente, desenvolvido pelo grupo hoteleiro Torel Botiques. Localizado no Torel Palace Porto, este espaço é uma autêntica viagem gastronómica à pastelaria francesa, num espaço que tem mística de café parisiense. Esta pastelaria veio substituir a antiga biblioteca do hotel e tem como propósito homenagear Florbela Espanca, pela sua escrita e lema de vida de viver tudo intensamente. Entenda-se que o conceito se confunde com o conceito do hotel que pretende homenagear os escritores e a literatura portuguesa. O espaço está aberto diariamente e foi projetado em parceria com o estrelado chef Vítor Matos. A carta é longa e variada, existindo, por exemplo macarons, embora os sabores mudem, há éclairs, croissants, cheesecakes, brownies, tarteletes e até variações veganas.


3 – Tavi - Padaria

  • Endereço: R. Senhora da Luz 356, 4150-694 Porto

Depois do sucesso da confeitaria histórica da Foz, o grupo Tavi decidiu expandir o seu conceito. Para o efeito, o grupo escolheu um edifício quase centenário, localizado mesmo em frente à confeitaria, ou seja, também na zona da Foz. Aqui, podemos encontrar, diariamente, uma grande variedade de produtos, entre os quais as de duas dezenas de pão de fabrico próprio e os tradicionais bolos e produtos da confeitaria. Para além disso, existe também um leque de menus económicos, direcionado para as refeições mais compostas do dia, onde se incluem pizzas, saladas, sanduíches, pratos do dia e especialidades doces e salgadas. Todos os dias são produzidas cerca de três mil unidades de pão, em fornadas de 15 em 15 minutos, sendo que a primeira sai logo ao início do dia, de forma a poder responder às necessidades de pequeno-almoço de todos os seus clientes.


4 – Paparoca da Foz

  • Endereço: R. Passeio Alegre 318, 4150-571 Porto

A Paparoca da Foz é uma confeitaria que, apesar de não ter o conceito específico de brunch, pode e deve ser incluída nesta lista. Fundada em 1977, é, principalmente, conhecida pelos seus croissants e lanches mistos, de fabrico próprio, que muitos dos portuenses consideram como os melhores da cidade. Com uma vista de tirar o fôlego sobre o Rio Douro, é o local ideal para uma deliciosa pausa em qualquer momento do dia, mas principalmente para o pequeno-almoço e lanche. Aqui, é garantido encontrar-se uma grande variedade de produtos de pastelaria fina e salgada, bolos, miniaturas doces e salgadas e folhados. Quem conhece esta confeitaria sabe, que ao longo dos seus mais de 40 anos de experiência, o foco e objetivo apenas passam pela satisfação do cliente pela contínua aposta na qualidade dos seus produtos.  



5 – Mademoiselle

  • Endereço: Avenida Brasil 95, 4150-151 Porto

A Mademoiselle é uma confeitaria onde podemos encontrar excelentes opções para um pequeno-almoço tardio. Localizado na emblemática Avenida Brasil e mesmo junto à beira-mar, este espaço oferece um horário bastante alargado, o que promove a sua visita a qualquer hora do dia. É um espaço fundado por dois franceses apaixonados pelo Porto, que decidiram criar uma pastelaria e padaria tipicamente francesa. Todos os produtos comercializados são de fabrico próprio e seguem as normas da incomparável cozinha francesa, conhecida pelos seus elevados padrões de qualidade. No espólio de opções, destacamos os crepes, os éclaires e, obviamente, os croissants. Para além das opções doces, há ainda os salgados tais como as quiches e as omeletes.


6 – Paparoca da Foz

  • Endereço: R. Passeio Alegre 318, 4150-571 Porto

A Paparoca da Foz é uma confeitaria que, apesar de não ter o conceito específico de brunch, pode e deve ser incluída nesta lista. Fundada em 1977, é, principalmente, conhecida pelos seus croissants e lanches mistos, de fabrico próprio, que muitos dos portuenses consideram como os melhores da cidade. Com uma vista de tirar o fôlego sobre o Rio Douro, é o local ideal para uma deliciosa pausa em qualquer momento do dia, mas principalmente para o pequeno-almoço e lanche. Aqui, é garantido encontrar-se uma grande variedade de produtos de pastelaria fina e salgada, bolos, miniaturas doces e salgadas e folhados. Quem conhece esta confeitaria sabe, que ao longo dos seus mais de 40 anos de experiência, o foco e objetivo apenas passam pela satisfação do cliente pela contínua aposta na qualidade dos seus produtos. 


7 – Leitaria Quinta do Paço – Baixa do Porto

  •  Endereço: Praça Guilherme Gomes Fernandes 47, 4050-293 Porto

Com um total de 9 lojas em Portugal Continental, a Leitaria Quinta do Paço é já uma marca bem patente na cultura portuguesa. A fundação desta marca iniciou-se em 1920, neste mesmo espaço, e desde então que tem feito as delícias dos demais. Inicialmente focada na venda de lacticínios, a Leitaria Quinta do Paço é hoje conhecida pelos seus bolos deliciosos e éclairs de coberturas diversas, mas a sua oferta não fica por aqui. Desde a sua marca própria de café, até aos chocolates quentes, este espaço é o espaço ideal para quem quer uma pausa breve, mas decididamente deliciosa. 


8 – Café Célia

  •  Endereço: R. do Rosário 142, 4050-124 Porto

Conhecido por ser um espaço muito tradicional e de carater familiar, o Café Célia é uma confeitaria e snack-bar que dispensa os grandes ilusionismos decorativos. É um espaço simples, com um atendimento simpático e direcionado para simplesmente tomar um café ou para fazer as refeições mais ligeiras, existindo também a possibilidade de almoçar. Para o efeito, existe os tradicionais bolos e doces, tais como queijadas, muffins e o tradicional pastel de nata. Nas refeições mais completas, este espaço oferece grande variedade de pratos de confeção rápida como é o caso dos cachorros, omeletes, bifes e pregos, hambúrgueres e a indispensável francesinha.


9 – Café Gaveto

  •  Endereço: R. de São Brás 401, 4000-142 Porto

De portas abertas desde 2014, o café Gaveto é a realização de um sonho antigo do proprietário, no entanto, todo o espaço e seus produtos estão orientados para confortar e acolher bem o cliente. Desta feita, o Gaveto apresenta-se como um espaço que se diferencia dos outros, seja pelo ambiente, pelos produtos ou pelo atendimento. O espaço é simples, tradicional e acolhedor, aplicando a tese do minimalista confortável. Os produtos, de elevada qualidade, destacando-se os sumos naturais, chocolate quente de vários sabores, chás diferenciados de aromas únicos, hambúrgueres de autor e croissants. O atendimento é a cereja no topo do bolo, sendo amistoso e cordial que, a longo prazo, tornar-se-á, certamente, familiar.


10 – Café Penta

  •  Endereço: R. Dr. Eduardo Santos Silva 428, 4200-601 Porto

Apesar de, no próprio espaço, nada haver indicativo do maior feito futebolístico nacional, o Café Penta é quase dissociável do feito histórico do Futebol Clube do Porto. Sendo, o clube da cidade Invicta o único pentacampeão e estando o café e pastelaria localizado na zona das Antas, é inevitável a evocação desta memória. Futebol à parte, o Café Penta é um espaço com pastelaria variada e com qualidade, que oferece também refeições rápidas, snacks e outros petiscos. O café tem 3 frentes e uma esplanada, que o tornam ainda mais convidativo, especialmente nos dias mais solarengos. O atendimento é cordial e atencioso, e a decoração simples, mas que transmite conforto.


// Descubra também as Melhores Pastelarias Vegan no Porto.


Ao chegarmos ao fim desta procura pelas melhores pastelarias do Porto, é claro que esta cidade é um paraíso gastronómico para os amantes de doces e salgados finos. Cada pastelaria revela não só a maestria dos seus confeiteiros, como também a riqueza da tradição culinária portuguesa. Que este guia tenha despertado o seu apetite e a sua curiosidade para explorar ainda mais as delícias que o Porto tem para oferecer. Que cada visita a uma pastelaria seja uma celebração da arte culinária e uma oportunidade de desfrutar momentos de prazer e indulgência através das paisagens encantadoras desta cidade.

António Araújo
Restaurantes Porto
Um português com alma de explorador e um amor profundo pela gastronomia e viagens. Crescido entre as tradições e paisagens de Portugal, tece histórias através dos sabores que descobre em cada esquina de sua terra natal e nos caminhos que trilha pelo mundo. 
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram