Descubra Onde Comer as Melhores Bifanas Porto

Descubra os segredos gastronómicos do Porto no nosso artigo dedicado às melhores bifanas da cidade. Convidamo-lo a explorar os sabores autênticos e as tradições culinárias únicas desta região de Portugal. Das charmosas tabernas aos animados mercados, mergulhe numa jornada sensorial que revela os locais mais renomados para saborear esta iguaria portuense. Combinando história, cultura e, é claro, deliciosas bifanas, o nosso guia oferece uma perspetiva abrangente sobre onde encontrar e desfrutar das melhores experiências gastronómicas da cidade. Prepare-se para uma viagem de fazer água na boca pelo fascinante mundo da culinária do Porto.


Melhores Bifanas Porto





1 - Conga – Casa das Bifanas

Aberto desde 1976, o Conga – Casa das Bifanas é um dos restaurantes mais famosos do Porto, para os amantes de bifanas. Fica bem perto do Mercado do Bolhão e é um sítio tipicamente portuense. A decorar o espaço, estão autênticos tesouros recolhidos ao longo da sua história: pratos com mais de 30 anos gravados com emblemas do clube da cidade, telefones antigos e até a primeira fiambreira que o restaurante chegou a ter. Aberto em horário alargado, das 11h30 às 22h00, o Conga é sempre uma excelente opção para se matar a fome a qualquer hora do dia. Para além das bifanas, são também especialidades os cachorros e as codornizes.


2 - O Astro Cervejaria Petisqueira

O Astro Cervejeira Petisqueira é um emblemático restaurante portuense que está de portas abertas desde 1979. Quem o conhece, diz que aqui, pode-se encontrar as “verdadeiras bifanas”, sendo este o prato que dá a fama e o ser a este restaurante. Ir ao Astro e não comer uma bifana, é quase tão inconcebível como vir ao Porto e não beber um copo do ímpar vinho do Porto. Para abrir o apetite, ou simplesmente matar a fome, esta cervejaria serve também diversos petiscos que valem a pena provar: moelas, sandes de presunto, rissóis (de carne ou camarão), pastéis de bacalhau e panados, são algumas das sugestões. 


3 - Tasca da A Badalhoca

Se o tempo é escasso, mas a fome aperta, o “Taxca”, ou “A Badalhoca”, como preferir chamar (mas ambos os nomes são válidos), é uma ótima opção a considerar-se. De portas abertas desde 1929, este restaurante é conhecido pelas suas sandes de presunto e, claro, pelas bifanas. Note-se, que desde 2013, existe uma segunda Taxca. Nesse sentido, pode escolher entre a que se localiza fora do centro, ou, a mais recente, na baixa portuense. Em ambas, pode contar com a qualidade de sempre, uma decoração rústica agradável e as míticas pernas de presunto penduradas no teto a acentuar o conceito do espaço.


4 - Casa Costa

  • Endereço: Rua de Trás 224, 4050-162 Porto

Se procura um local tipicamente portuense e português, onde se sirva excelentes bifanas, a Casa Costa é um local a ter-se em conta, claramente. Localizado a poucos metros da famosa Torre dos Clérigos e da ímpar Livraria Lello, este restaurante é um espaço ideal para se recarregar energias com uma bela refeição. Não só de bifanas se faz esta casa, pelo que vale a pena provar, de igual modo, as pataniscas de bacalhau e os rojões, por exemplo. Aqui, será sempre bem recebido pela Fernandinha (apelido dado, carinhosamente, por todos os clientes), que irá fazer de tudo para garantir uma experiência única a quem visita a Casa Costa.



5 - Casa Portista

Apesar de não ter qualquer filiação ao clube da cidade, a Casa Portista é assumidamente portista e, em dias de jogo, a proprietária garante que não fecha o restaurante para que todos possam ver o futebol. Seja em dia de jogo ou não, os petiscos não faltam e fazem as maravilhas dos clientes. Moelas, bifanas, panados e pataniscas de bacalhau são algumas das opções e pode comer no local, ou encomendar. Aberta há mais de 40 anos, a Casa Portista é também conhecida pela sua ímpar playlist que ecoa para quem passa na porta da rua. Aqui, só se houve fado e/ou talentos nacionais.


6 - Casa Guedes

  • Endereço: Praça dos Poveiros 130, 4000-393 Porto

Todo o amante de bifana portuense, conhece ou já ouviu falar da Casa Guedes. A história deste restaurante remonta a 1987, quando dois irmãos compraram o “Snack Bar Guedes”, e desde então, tudo tem feito para expandir o conceito e a marca. Aqui, o pedido mais usual é “a sande de pernil e um espadal”, sendo o espadal, uma referência da casa para uma cerveja. Até ao momento, a Casa Guedes conta com 4 espaços diferentes, todos na cidade do Porto, mas, nem sempre foi assim, já que o grupo já esteve bem perto de fechar aquando das obras na rua do seu primeiro espaço, o Casa Guedes Tradicional, cuja morada está referida em cima.


7 - Churrasqueira Central das Antas

Localizada no coração da Avenida Fernão Magalhães, a Churrasqueira Central das Antas é um espaço com um nível diferenciado. A decoração, cuidada e atenta ao detalhe, contrasta com o dogma tradicional sobre as churrasqueiras, no entanto, a ementa é maioritariamente concebida com pratos de grill. Algumas das opções mais conhecidas são a picanha, as espetadas de lombo, o frango no churrasco ou o tradicional grelhado misto. Para abrir o apetite, é obrigatório provar-se a bifana, mas existe outras opções igualmente saborosas. Este espaço disponibiliza ainda o serviço de take-away e está presente nas principais redes de entrega em casa, como a UberEats. 


8 - Braseiro das Antas

  • Endereço: Av. Fernão de Magalhães, 1534, Porto, Portugal

Falar na cidade do Porto é, sinónimo de vinho do Porto, francesinhas e rio Douro, mas também é falar sobre o clube da cidade, o Futebol Clube do Porto. O Braseiro das Antas, pela sua proximidade com o antigo e o novo estádio, é o ponto de encontro de eleição para muitos adeptos, antes e depois dos jogos, ou no durante, para aqueles que não conseguiram bilhete. Se a vitória do Porto não é garantida, aqui, a qualidade dos petiscos e a satisfação dos clientes, não se coloca em dúvida, muito menos, fora de jogo. Há sempre vários petiscos para se provar e sandes variadas, sem esquecer a famosa francesinha e a bifana. 


9 - Sol e Sombra Bifanas

O restaurante Sol e Sombra Bifanas é, um espaço que, tal como o nome indica, está muito direcionado para o serviço de bifanas. E é especialista em fazê-lo, que o digam os seus fiéis clientes. É um espaço tipicamente portuense, simples e sem grandes luxos, mas que capta a essência das gentes da cidade Invicta. A carta é nitidamente reduzida, proporcional ao espaço que o restaurante dispõe, o que não impede que estejam representados alguns dos clássicos da cozinha portuguesa e portuense. Aqui, pode e deve experimentar, para além das bifanas, os caracóis, a francesinha e as tripas à moda do Porto.


10 - Rei das Bifanas

Aberto há mais de 30 anos, o autoproclamado Rei das Bifanas não sobreviveu a diversas mudanças de gerência, no entanto, a receita da bifana mantém-se e faz salivar todos os clientes, que o digam os portuenses fiéis a este restaurante. Note-se que a receita da bifana desta casa é um segredo muitíssimo bem guardado, e, quem a prova, diz não ter igual na cidade do Porto. Acompanhada pela típica cerveja ou por um bom copo de vinho do Porto (para os mais ousados), as bifanas não param de sair. Pela sua proximidade com o Estádio do Dragão, é garantido que, em dias de jogo, a afluência e procura pela bifana do Rei, aumenta no pré, pós e durante o jogo.


// Descubra também os Melhores Restaurantes para Jantares de Natal no Porto.



Após explorar os diversos pontos gastronómicos da cidade do Porto, fica evidente que as suas bifanas são mais do que simples sanduíches - são símbolos de tradição e autenticidade culinária. Das casas tradicionais às inovações contemporâneas, cada dentada revela a riqueza de sabores e a paixão dos portuenses pela sua comida. Este artigo oferece apenas uma pequena amostra do vasto universo gastronómico do Porto, convidando-o a mergulhar ainda mais fundo na sua cultura culinária única. Que as suas futuras incursões gastronómicas sejam tão gratificantes e memoráveis quanto as bifanas que descobriu nesta encantadora cidade portuguesa.

António Araújo
Restaurantes Porto
Um português com alma de explorador e um amor profundo pela gastronomia e viagens. Crescido entre as tradições e paisagens de Portugal, tece histórias através dos sabores que descobre em cada esquina de sua terra natal e nos caminhos que trilha pelo mundo. 
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram